Como o contador pode ajudar a sua empresa a prosperar?

Qualquer empresa precisa de um contador de confiança. E novas abordagens da contabilidade tiraram a figura do contador de um papel burocrático para um consultor de negócios. Isso foi determinante para os empreendedores compreenderem que o profissional pode ser um parceiro importante para que a empresa prospere.

Afinal, não basta ter uma boa ideia de negócio e boa vontade para que o sucesso aconteça. E investimentos também não garantem o futuro da empresa. Requer conhecimento técnico aplicado em todas as suas fases. Veja a seguir como o contador pode ajudá-lo a prosperar!

Novos paradigmas de Contabilidade

Já abordamos aqui no Blog da OSP os vários tipos de Contabilidade com uma abordagem mais alinhada com as necessidades das empresas modernas, como a Contabilidade Colaborativa, a Contabilidade Consultiva e outras modalidades.

Neste novo paradigma, o contador tem um enfoque mais ativo, de apoio para a rotina contábil, mas também para a consulta de novos negócios e possibilidades que muitas vezes o empreendedor nem sabe que existe. E em um cenário de incertezas, como é o mercado hoje em dia, como prosperar desconhecendo todas as possibilidades que a empresa possui?

Os registros contábeis são indispensáveis para a análise de seus custos, giro de capital e claro, os encargos e tributos. Mas uma consultoria especializada e dedicada ao cliente, pode definir melhor o futuro do negócio. O serviço contábil, segundo dados do Sebrae, nesta nova perspectiva, estão entre os serviços mais procurados por novos empreendedores, indicando que o público reconhece a importância do contador para o sucesso da empresa, e não apenas para suprir necessidades.

A importância do contador para o negócio

De fato, o papel do contador é imprescindível para a prosperidade do negócio. Ele irá conduzi-lo na estruturação contábil e no planejamento fiscal-financeiro correto da sua empresa, na documentação dos seus registros, na efetivação de demandas junto aos órgãos públicos e em tarefas gerais da rotina da organização – que vai desde a folha de pagamento à adoção de estratégias de mercado.

Tudo começa com o registro de sua empresa na Junta Comercial ou mesmo no cartório civil à regularização em diversos órgãos, tais como INSS, Receita Federal e junto à Prefeitura de sua cidade. É ele quem poderá analisar a necessidade do seu projeto de negócio e indicar o melhor enquadramento, sem sempre sendo possível a primeira opção escolhida pelo empreendedor – o Simples Nacional, por exemplo, está restrito a algumas categorias de negócios.

E durante cada fase de crescimento da empresa, após a sua abertura, há prioridades e demandas distintas para quem visa lucro e produtividade. O contador poderá conduzi-lo nesta jornada, partindo do planejamento anual realizado pelo empreendedor.

Contrate um contador de confiança

O contador deve ter experiência e conhecimentos sobre o seu tipo de negócio e sobre as práticas contábeis em geral. É importante escolher alguém de credibilidade e com uma estrutura adequada, com diversidade de serviços e soluções. Inclusive, o profissional deve ser alinhado com as novas práticas de contabilidade, não apenas atendendo às demandas burocráticas, mas sendo um consultor.

Da parte do empreendedor, antes de escolhe um contador, deve colocar as informações sobre o seu negócio em dia e definir as atividades que estão relacionadas a sua empresa. Mesmo que a sua empresa ainda não esteja montada e você tenha apenas o interesse de abrir um negócio, é importante ter um esboço de suas intenções.

O contador irá ajudá-lo nas definições gerais do negócio, definir as atividades e, consequentemente as alíquotas de impostos que você terá de arcar, o formato jurídico e societário, as demandas quanto aos tributos, procedimentos e autorizações, o enquadramento mais adequado, o aperfeiçoamento do fluxo de caixa e documentação dos dados do negócio, além de indicar oportunidades de prosperar em cada fase da empresa.

Veja também: Valuation – Guia básico para calcular o valor de uma empresa

O que achou das dicas sobre como o contador pode auxiliar a prosperar no seu negócio? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Artigos Recomendados